segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Imagem do dia #00008

Uma explosão de cor infravermelho
Esta nebulosa estranhamente colorido é o remanescente de supernova IC 443 como visto por Wide NASA campo-Infrared Survey Explorer, ou sábio. Também conhecida como a Nebulosa Jellyfish, IC 443 é particularmente interessante porque fornece um olhar em como explosões estelares interagir com seu meio ambiente.

Assim como outros seres vivos, as estrelas têm um ciclo de vida - elas nascem, amadurecem e eventualmente morre. A maneira em que as estrelas morrem depende de sua massa. Estrelas com massa semelhante ao sol normalmente se tornam nebulosas planetárias no final de suas vidas, enquanto as estrelas com muitas vezes a massa do Sol explodem como supernovas. IC 443 é os restos de uma estrela supernova que foi entre 5.000 e 10.000 anos atrás. A explosão da supernova enviou ondas de choque que viajou pelo espaço, varrendo e aquecimento a gás e poeira em torno do meio interestelar, e criando o remanescente de supernova vista nesta imagem.

O que é incomum na IC 443 é que a sua forma de concha tem duas metades que têm raios diferentes, as estruturas e as emissões. O maior reservatório do Nordeste, entendido aqui como a cor de violeta semi-círculo no canto superior esquerdo do remanescente de supernova, é composto de filamentos sheet-like que emitem luz a partir de ferro, neônio, silício e os átomos do gás oxigênio, além de poeirapartículas, todas aquecidas pela explosão da supernova. Quanto menor o shell do Sul, visto aqui em uma cor turquesa brilhante na metade inferior da imagem, é construída de aglomerados densos e principalmente nós que emitem luz a partir do gás hidrogênio e poeira aquecida. Estes grupos são parte de uma nuvem molecular, que pode ser visto nesta imagem como a nuvem esverdeada cortando IC 443 do noroeste para sudeste. As diferenças de cor visto nesta imagem representam diferentes comprimentos de onda de emissão de infravermelho.

As diferenças na cor é também o resultado de diferenças nas energias das ondas de choque batendo no meio interestelar. O reservatório do Nordeste foi criado provavelmente por uma onda de choque (223,700 milhas por hora), enquanto a casca do Sul foi criado provavelmente por uma onda de choque lento (67.100 milhas por hora).

Nenhum comentário:

Postar um comentário